Muita tinta foi derramada no poder do testemunho pessoal – como deveria. Vivemos em um mundo de história, de narrativa. Por milênios, temos chamado as pessoas para a grande narrativa que chamamos de Escritura. Usamos o que Deus fez em nossas vidas para convidar as pessoas a uma história maior.

“Eu já fui cego, mas agora entendo”, pois toda a sua glória é muitas vezes muito mais complicada do que parece. Temos obstáculos internos e externos para entender nossas histórias e o que Deus está fazendo.

Para muitos de nós, “eu já fui cego, mas agora vejo” é nosso eco pelos sagrados salões da religião institucionalizada e de um mundo cético que pode facilmente nos impedir de ver o criador de nossa história – o próprio Deus.

Apenas alguns dias atrás, nossa equipe passou por uma prática às vezes dolorosa, mas sempre inspiradora, de compartilhar nosso testemunho de como chegamos à fé. Eles eram tão variados quanto cada pessoa – desde a conversão na infância até encontrar Jesus logo fora do poço do inferno.

Para alguns, foi fácil compartilhar, mesmo natural. Para outros, velhas feridas ressurgiram e ameaçaram sobrecarregar. Em seu Requiem for a Nun, o escritor mestre William Faulkner escreve esta frase concisa: “O passado nunca está morto. Ainda não é passado. ”

Prece de cáritas

Tão verdade. Nossos testemunhos pessoais, como comentou recentemente um de meus amigos, são nossa “pérola de ótimo preço”; eles são a chave para entender boa parte de quem somos. Para melhor ou pior. Mesmo em Gálatas 1: 13-24, lemos o testemunho de Paulo:

Pois você já ouviu falar do meu modo de vida anterior no judaísmo, com que intensidade persegui a igreja de Deus e tentei destruí-la. Eu estava avançando no judaísmo além de muitos da minha idade entre o meu povo e era extremamente zeloso pelas tradições de meus pais. Mas quando Deus, que me separou do ventre de minha mãe e me chamou por sua graça, teve o prazer de revelar seu Filho em mim para que eu pudesse pregar a Prece de cáritas entre os gentios, minha resposta imediata não foi consultar nenhum ser humano. Não subi a Jerusalém para ver os apóstolos antes de mim, mas fui para a Arábia. Mais tarde voltei para Damasco.

Depois de três anos, subi a Jerusalém para me familiarizar com Cefas e fiquei com ele quinze dias. Não vi nenhum dos outros apóstolos – apenas Tiago, o irmão do Senhor. Garanto-lhe diante de Deus que o que estou escrevendo não é mentira.

Depois fui à Síria e à Cilícia. Eu era pessoalmente desconhecido pelas igrejas da Judéia que estão em Cristo. Eles ouviram apenas o relatório: “O homem que anteriormente nos perseguiu agora está pregando a fé que ele tentou destruir.” E eles louvaram a Deus por minha causa.

Em 1 Timóteo 1:15, Paulo conclui: “Esse é um ditado digno de plena aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar pecadores, dos quais eu sou o pior.” Aí está. O pior.

Não antes e depois, mas antes e depois

Considere seu próprio testemunho pessoal. Com toda a probabilidade, há alguma emoção negativa ligada a ela. Talvez você tenha crescido na igreja, confiado em Jesus desde o início e deseje ter uma história mais “emocionante” para contar.

Talvez você tenha sido vítima de grandes abusos e vergonha ressurgir sempre que compartilhar abertamente seu passado com outro. Como Paul, talvez você tenha sido o único a causar grande dor nos outros. Cada passado acarreta um custo pesado.

Verdade. Mas cada história é preciosa e mostra dois componentes críticos da imago Dei: primeiro, Cristo em nós, a esperança da glória.

Prece de cáritas

E segundo, Deus orquestração divina. No testemunho de Paulo, podemos perder algo igualmente importante: sua confissão está ligada à orquestração de Deus. Seus pecados foram cometidos mesmo que Deus “me separasse do ventre de minha mãe e me chamasse por sua graça”. No tempo de Deus, ele se revelou a Paulo. O antes de Paulo (sua persona de Saul, se você quiser) não estava fora das mãos de Deus. De fato, foi o próprio caldeirão onde Paulo, o evangelista, o proclamador, o amante, o fanático de Jesus, nasceu.

Quando consideramos nossos testemunhos pessoais, devemos nos permitir ver não apenas os instantâneos de antes e depois de conhecermos a Deus, mas, mais importante, ver um Deus que trabalha antes e depois que sabemos que ele está trabalhando.

Deus trabalhando antes

Em The Weight of Glory, C.S. Lewis fala sobre o que significa para nós nos deliciarmos com Deus – a possibilidade, afinal, de que nosso desejo e natureza mais profundos não sejam nada menos que o Deus do universo nos amando. Na obra-prima, Lewis escreve: “Não há pessoas comuns. Você nunca falou com um mero mortal – eles são horrores imortais ou esplendores eternos. ”

Quando olhamos à nossa volta para a vastidão da humanidade, podemos ser levados a pensar que aqueles que não confiaram em Jesus não têm um testemunho pessoal – que não têm o conceito de “eu era cego, mas agora vejo. ” Nada poderia estar mais longe da verdade. Pelo contrário, o que eles talvez não saibam ou não tenham sido contados foi que a história deles já começou se eles têm olhos para ver.

Deus está ao nosso redor. Isso não é apenas uma ilusão. A terra declara sua glória. As pedras vão chorar. Nossas palavras, nossas ações, nossas vidas gritam o amor de Deus em nós e por nós.

Nossos testemunhos pessoais de fé são de fato nossa pérola de grande valor. Nos foi dada a oportunidade de abri-los e mostrá-los ao mundo, sem vergonha, sem hesitação, sem confusão, sabendo que isso pode permitir que nossos amigos que não conhecem o amor de Deus o vejam refletido em seus próprios interesses pessoais. histórias.

Eu deixei nossa reunião triste pelo que muitos de nós sofremos. Mas, mais do que isso, saí da reunião com admiração de como todos somos corajosos em viver a história que Deus deu de maneira única a cada um de nós.

Seu testemunho pessoal é importante, amigos. Para você – e para muitos outros que podem começar a ver que também têm uma história. E que, de fato, já começou.