Não sou biohacker, mas tenho um profundo interesse em nutrição, gengibre aumenta a pressão e como podemos otimizar nossa saúde e bem-estar. Então, é claro, sempre leio e assisto muitos vídeos sobre novas pesquisas em torno de dietas como dieta cetogênica, jejum intermitente, paleo e qualquer outra coisa que afirme ser a chave para otimizar nossa saúde.

Mais recentemente, tentei o jejum intermitente por 7 dias. Para ser justo, não sou nutricionista licenciado e minha dieta foi desenvolvida por meio de minha própria pesquisa online. Aqui estão alguns detalhes de como eu o busquei:

Quando eu comi:

Existem várias maneiras de jejuar intermitente e vários níveis de rigidez e controle sobre a grávida pode tomar chá de gengibre, mas basicamente eu simplesmente pulei o café da manhã e a sobremesa por uma semana, jantei cedo e me concentrei em comer alimentos inteiros.

O que eu comi:

Embora me concentrasse principalmente no período de tempo em que comia, e não no que comia, ainda tomei o cuidado de incorporar muitos vegetais e proteínas para maximizar a “plenitude” sem comer demais.

Refeição típica: Brócolis (cozido), 3 ovos, edamame assado na frigideira com alho e cominho, Gengibre na gravidez, homus e uma maçã, com bastante água.

O que aconteceu:

Primeiras 24 horas: Me sinto ótimo! Um pouco de fome antes de dormir, mas provavelmente porque não tenho sobremesa no estômago (costumava me tratar com meia barra de chocolate amargo, 250g, ou recentemente, um pedaço de bolo de abacaxi que meu pequeno irmã me enviou de Taiwan)

72 horas: Estou descobrindo que estou ENGANANDO todas as minhas refeições, porque estou com muita fome. Eu me sentiria incrivelmente satisfeito depois do almoço ou jantar, mas me pegava com muita fome de novo depois de uma hora. Considero que não estou comendo alimentos com alto teor calórico suficiente. Acrescentarei mais pão e manteiga às minhas refeições. Geralmente, me sinto muito bem com o que estou fazendo e posso me ver continuando esse longo prazo com alguns ajustes.

5 dias: Ainda estou com fome o tempo todo, mesmo depois de adicionar alimentos mais calóricos às minhas refeições. Tenho uma dor de cabeça constante, sinto-me tonto e não me sinto tão bem emocionalmente. Eu irei de um sentimento ótimo para um sentimento muito baixo, e estou ansioso para o final da semana. Também me pego pensando constantemente em comida, mesmo enquanto estou comendo.

7 dias: deixe isso acabar.

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Conclusão:

O veredito? Não funciona e eu absolutamente odeio isso.

Não sou um especialista ou cientista e sou apenas um amador quando se trata de nutrição alimentar, então talvez eu não tenha feito essa dieta perfeitamente conforme prescrito. Mas se você está experimentando esses sinais, acho que esta dieta não é sustentável a longo prazo.

Dores de cabeça

Emoções negativas

Fadiga

Torpor

Pensando em comida o tempo todo

Além do jejum intermitente, também tentei outras prescrições de dieta populares com resultados mistos, nenhuma delas sendo duradoura ou sustentável.

Então, qual é a maneira correta de comer?

Como assumimos o controle de nossa dieta e otimizamos nossa saúde e bem-estar a longo prazo? Por anos, tenho seguido uma única regra que tem sido um valor básico em minha casa, que descobri ser a única que funciona para mim. Não é jejum intermitente, não é ceto e não é paleo. Minha única regra não só me ajudou a perder peso, mas também melhorou meu humor, energia e bem-estar geral. É algo que minha mãe me ensinou, e todo o Japão sabe sobre isso também. É chamado: Harahachi-bunme

O que é Harahachi-bunme?

Basicamente, se você disser a qualquer japonês que este é um tipo de dieta, eles olharão para você de uma forma muito confusa e o corrigirão que não é realmente. É um antigo ditado japonês que se traduz diretamente em “8/10 do seu estômago”; ou seja, você só deve comer até estar 80% cheio.

Segue princípios muito simples de que não devemos abusar da comida e devemos ser modestos sobre o quanto comemos. Sem passar fome nem nos empanturrar, segue o princípio de que estilos de vida extremos não são bons nem sustentáveis, e a chave é encontrar equilíbrio e um meio-termo para satisfazer nossas necessidades.

É uma maneira de ver a comida e a fome de forma intuitiva, com foco na nutrição e na saúde, em vez de resultados como perda de peso ou referências físicas. De qualquer forma, essas referências tendem a vir naturalmente com o tempo, porque quando você não pratica alimentação excessivamente indulgente nem privação, seu corpo responderá de uma maneira sustentável que durará o resto de sua vida. Você deve confiar que seu corpo sabe o que precisa.

Como praticar Harahachi-bunme

Diretrizes básicas por trás do princípio

Coma quando você estiver com fome.

Por alguns dias, isso significa comer duas refeições. Para outros dias, significa comer quatro. Dias após um dia intenso de exercícios podem significar que você toma café da manhã, almoço, jantar, sobremesa e lanches entre um e outro. Para um dia de viagem e muito tempo ocioso, isso pode significar apenas uma grande refeição e muitos lanches ao longo do dia.

Coma alimentos integrais, ricos em nutrientes.

Embora não seja estritamente dito, harahachi-bunme só funciona quando você está comendo alimentos saudáveis ​​e ricos em nutrientes. Seu corpo não pode medir com precisão a nutrição e a fome quando você está consumindo principalmente calorias vazias de alimentos altamente processados. Essas calorias vazias levam a excessos porque você nunca consegue chegar ao ponto de “80% cheio”. Concentre-se em frutas, vegetais, proteínas e grãos inteiros, e seu estômago e cérebro responderão de acordo com suas necessidades.

Concentrando-se nesses tipos de alimentos, você não apenas interromperá as dores da fome, mas também perderá o desejo de comer sem pensar. Impedir o excesso de indulgência não será um teste de força de vontade, mas se tornará uma resposta natural.

Não se preocupe em contar ou medir coisas – seu corpo saberá

Basta comer frutas, vegetais, proteínas e grãos inteiros.

É realmente assim tão simples? Você não deveria pensar sobre a composição de suas macros? Que tal como esses alimentos são cozidos? Deve ser cru ou fervido ou assado ou frito na frigideira? Esse pensamento excessivo é o que leva a dietas extremas. Nossos corpos são máquinas pensativas e bem geridas, e não há necessidade de considerar obsessivamente esses detalhes. Confie em seu corpo, ele responderá apropriadamente.

Rastrear micro detalhes não será realmente sustentável a longo prazo, a menos que você realmente goste de dedicar energia mental para pensar sobre comida dessa maneira (e algumas pessoas gostam!). Para a maioria de nós, porém, concentre-se apenas em consumir alimentos integrais, limite seus carboidratos refinados e seu corpo saberá o resto.

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Pare quando estiver 80% cheio.

Esta é a parte mais importante, pois garante o desenvolvimento de uma relação positiva e sustentável com os alimentos.

Não há regras concretas sobre como você saberá quando está 80% cheio, mas, como orientação, gosto de comer devagar e esperar pelo menos 30 minutos depois de comer uma refeição completa para determinar como me sinto. Todo mundo tem estilos de vida e composições corporais diferentes, então pode ser difícil determinar como é a sensação no início. Mas seja paciente, sinta-se em sintonia com o que seu corpo está lhe dizendo e, se estiver sinalizando fome, coma. Se não está dizendo nada, não coma.

Tire a comida de sua mente.

À medida que você pratica harahachi-bunme, a ideia de comida deve cair no fundo de sua mente. Pare de ficar obcecado por isso e pense nisso como outra parte de desfrutar de uma vida plena. A comida deve ser parte do que torna a vida interessante e agradável, mas não deve ser o foco. Esta prática é a parte mais difícil de alcançar e é a parte que levará mais tempo, especialmente se você teve um relacionamento problemático ou complicado com a comida no passado. Mas, uma vez que você atinge um ponto em que isso pode voltar à sua mente e ficar em segundo plano, sua energia mental pode ser realocada e aberta para muitas outras experiências de vida e ideias interessantes que não estão relacionadas à dieta.

Com essa mudança de perspectiva e mudança na relação com a comida, viver não será mais sobre comer, mas comer se tornará o combustível e o sustento para um estilo de vida gratificante, focado em sua família, amigos, carreira e sucesso.

Harahachi-bunme não é realmente uma dieta e, para ser honesto, nem mesmo é uma regra. É uma forma intuitiva de comer e compreender a comida de uma perspectiva de nutrição e sustento.

Eu fui dos dois extremos do espectro alimentar extremo e descobri que não estava feliz nem produtivo em nenhum dos estados. A moderação pode ser muito mais difícil do que se diz, mas uma vez que você domina a arte, sua capacidade cerebral realmente se abre para coisas melhores.

Portanto, entre em contato com seus pensamentos e com seu corpo. Ame-o, alimente-o e valorize-o. Você se sentirá fisicamente melhor, emocionalmente mais feliz e psicologicamente mais envolvido com seu trabalho e com as pessoas ao seu redor.