No inverno de 2013, migrei de Nova Delhi para Londres – em parte para poder morar longe de casa e em parte para me explorar na clinica de recuperação evangelica. Um motivo proeminente para eu querer fugir era fumar (cigarros) e beber (álcool) sem culpa, longe da vista dos meus pais, como e quando quisesse. Foi uma jogada bem-sucedida do ponto de vista do antigo eu. O primeiro eu era totalmente viciado em nicotina e adorava o quão confiante e desinibido ele se tornava depois de alguns drinques. Eu tinha 23 anos na época e estava simultaneamente viciado em minha rotina de exercícios. Eu ia para a academia e praticava um esporte pelo menos quatro vezes por semana, sem falhar.

O primeiro eu era totalmente viciado em nicotina e adorava o quão confiante e desinibido ele se tornava depois de alguns drinques.

Quando você tem essa idade, você fica alheio a quaisquer problemas de saúde em potencial. Você é literalmente o rei do seu mundo, dormindo pouco ou nada e ainda passando os dias de trabalho com uma ressaca incurável. Eu sobrevivi – na verdade, prosperei – dessa forma por quase um ano. Eu tinha fumado quase um maço por dia durante seis anos. Meu consumo de álcool também estava aumentando, pois procurava constantemente escapar das emoções negativas associadas ao estresse relacionado ao trabalho. Estava caindo a um ponto onde eu não conseguia manter uma conversa de 5 minutos com ninguém sem pensar em uma bebida em uma mão e um cigarro na outra.

Os demônios duplos eram minhas muletas em situações sociais. Em tempos de positividade, tempos de negatividade, tempos de ansiedade, estresse, júbilo e celebração, eu precisava de um cigarro Classic Milds e uma vodka tônica. Minha única graça salvadora com isso foi minha rotina de exercícios regulares, que garantiu um suprimento adequado de endorfinas, evitou o ganho de peso e me manteve em forma.

Em tempos de positividade, tempos de negatividade, tempos de ansiedade, estresse, júbilo e celebração, eu precisava de um cigarro Classic Milds e uma vodka tônica.

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Eu me levantei uma manhã, me afogando em exaustão, e percebi que não poderia sustentar esse estilo de vida. Eu precisava desesperadamente deixar meus vícios. Eu simplesmente não sabia como, nem nunca pensei que estaria à altura da tarefa. Pensamentos regulares sobre a morte resultante de câncer de pulmão / boca e consumo excessivo de álcool estavam fixos em minha mente.

Como qualquer pessoa racionalmente sensível em minha posição faria, comecei a pesquisar. E o primeiro lugar que logicamente escolhi procurar foi a Internet. Encontrei um tesouro de dados em torno da consciência e da meditação para livrar-se de qualquer mau hábito (não apenas dos que eu tinha). Decidi tentar, com base nos tutoriais básicos que encontrei no YouTube.

No início, fiquei relutante. A ideia de ficar sentado sem rumo por 20 minutos parecia sem sentido, sem sentido, extremamente opressora e uma verdadeira perda de tempo. Especialmente porque, como a maioria dos seres não iluminados do planeta, meu cérebro foi inundado com um milhão de pensamentos não solicitados a cada segundo. Eles pareciam imparáveis ​​e sem fim. Mas eu me convenci de que era isso ou atendimento médico profissional. Eu escolhi o primeiro.

O método de meditação que escolhi explorar foi a atenção plena, em que a pessoa se senta com as pernas cruzadas no chão e tenta conscientemente concentrar sua atenção na respiração. Inspire, expire, 20 minutos. Mirei uma rotina de 21 dias, ao final dos quais eu avaliaria como me sentia em relação aos cigarros (não álcool) e traçaria meu plano de progresso futuro. Isso foi no dia 1º de fevereiro de 2014.

Avance 21 dias para o dia 22 de fevereiro, quando eu estava de férias em Chamonix, França, com alguns amigos em uma viagem de esqui. Lembro-me claramente de fumar meu último cigarro. Nunca vou esquecer isso. Aqui está o que aconteceu.

Os 20 minutos por dia durante 21 dias me tornaram tão abertamente consciente do meu ambiente imediato, tão inconscientemente feliz (sem nenhuma razão tangível) e tão calmo e equilibrado na conversa com os outros que bati o pé no dia 22 daquele mês .

A meditação mindfulness promete fortalecer o córtex pré-frontal, o centro de tomada de decisões executivas do cérebro. Isso fica na parte frontal do cérebro e ajuda você a rejeitar alimentos oleosos, porque você sabe que é prejudicial à sua saúde. Se feita regularmente, a meditação pode tornar isso sem esforço. Meu nível de tabagismo diminuiu constantemente ao longo desses 21 dias, e isso culminou em um ponto em que só pensei em um cigarro quando vi outra pessoa com um. Foi isso. Fim da estrada (ou o início de uma nova, se preferir). Eu não olhei para trás desde então. A vida tem sido incrível.

A meditação mindfulness promete fortalecer o córtex pré-frontal, o centro de tomada de decisões executivas do cérebro.

Na época, decidi não abrir mão do álcool, pois sabia que isso iria exercer muita pressão sobre o meu desempenho. Portanto, eu era apenas um bebedor e feliz nisso.

Senti-me profundamente mais limpo e revigorado, com uma visão otimista e entusiasmo pela vida. Minha resistência e força no ginásio dispararam. Meus pulmões explodiram com oxigênio, desejando que eu os levasse aos limites da capacidade humana. Aproveitei ao máximo essa nova vida, me dedicando a todas as atividades físicas possíveis. A vida parecia perfeita. Eu bebia nos fins de semana até o ponto do esquecimento, e isso gradualmente avançou nos dias de semana também. O impacto positivo da meditação aumentava constantemente, mas também o impacto negativo das ressacas.

O que eu estava fazendo essencialmente era isso – eu estava treinando meu cérebro para se tornar mais consciente ao lidar com as atividades diárias por um lado e compensar esse ganho descendo para o inconsciente, toda vez que consumisse álcool. Eu estava usando álcool para escapar dos pensamentos do mundo real.

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Eu estava usando álcool para escapar dos pensamentos do mundo real.

Passou um ano e eu estava de férias em Bruxelas, Bélgica, no dia 3 de maio de 2015. Estava de ressaca da noite anterior e acordei naquele dia com um pedido de waffles e uma deliciosa cerveja belga. Depois da minha meditação padrão de 20 minutos, consumi todo o litro, coloquei o copo na mesa e me senti péssimo, como se alguém tivesse sugado toda a minha energia e eu não pudesse fazer nada para restaurá-la. Foi de longe a sensação mais nojenta, desprezível e paralisante que eu já experimentei.

Saindo das profundezas sombrias do meu desespero, entrei na Internet e fui parar aleatoriamente em um site chamado 30daynoalcoholchallenge.com. Depois de ver seu conteúdo, decidi, com o coração pesado, fazer uma pausa de 30 dias do álcool. Rasguei uma folha de papel e anotei os números de 1 a 30, com espaço para uma pequena marca ao lado de cada dia. Eu me tornei responsável.

Dobrar minha dose de meditação durante o período de 30 dias, foi a maior luta pessoal da minha vida. Eu vivia um dia de cada vez, uma hora de cada vez, um minuto de cada vez. O maior desafio era interagir em situações sociais – não apenas porque eu queria me divertir apesar da falta de álcool, mas porque o álcool, na maioria das sociedades do mundo, é adotado como uma forma legalmente aceita de desestressar e criar vínculos. Culturas e subculturas inteiras foram costuradas juntas no consumo de álcool. Toda e qualquer situação social envolve seu consumo de formas variadas, desde cerveja e vinho até uísque e vodka, em suas diversas misturas.

Aquele período de 30 dias foi uma batalha difícil, na qual eu agarrei um copo de água gelada ou um refrigerante em reuniões sociais.

Defendi o desafio de 30 dias colocando a última e última marca na folha de papel, sinalizando a conclusão bem-sucedida. Eu estava exultante e incrivelmente alto na vida. Eu não “precisava” mais de álcool e tinha provado isso a mim mesmo. No dia 31, acordei revigorado como um violino e decidi ali e então estender indefinidamente minha vida consciente. Decidi parar de beber completamente.

Hoje, enquanto escrevo isto no dia 1º de novembro de 2020, já se passaram mais de 5 anos desde que toquei no álcool. O que é melhor é que eu também não anseio mais por isso. Eu medito todos os dias, por 20 minutos, e isso é tudo que preciso para me sentir realizada. Eu gostei muito do meu comportamento nos últimos 5 anos. Durmo como um bebê todas as noites, acordando como uma criança recém-nascida todas as manhãs, preparada para atacar o dia com 100% de mim – não me escondendo atrás do véu de um cigarro ou de uma vodca tônica.

Estou completamente desligado da necessidade dessas muletas e, em vez disso, confio em algo muito mais saudável – meditação. Meu nível de condicionamento físico, mais uma vez, disparou e posso garantir que só vai melhorar com a idade. Sinto-me menos estressado com a vida e experimento a verdadeira liberdade em meus pensamentos. Tenho controle completo e total sobre minha vida agora porque estou consciente e presente a cada momento. Eu escolho moldar o próximo momento da maneira exata que imagino, e devo tudo à meditação – a uma forma superconsciente de ser, viver e respirar. Para frente e para cima!

Eu escolho moldar o próximo momento da maneira exata que imagino, e devo tudo à meditação.